segunda-feira, 20 de abril de 2009

A ESTRELA DE UMA ESTRELA - PARTE II

Após os acontecimentos deste último final de semana em São Lourenço do Sul nossa redação recebeu inúmeros pedidos para que fosse feito uma análise mais criteriosa dos resultados do Lagoão.

Para atender aos web-leitores formamos uma comissão que avaliou os resultados e chegou a uma conclusão: como tem força este Guido! Vamos aos fatos:

Logo que chegamos ao Grêmio Lourenciano fomos como de praxe comprimentando a todos os presentes, quando nos deparamos com algumas figuras até então desconhecidas. Eram eles, o pessoal de Santa Vitória do Palmar. Conforme variava a idade deles eram denominados de "filhotes" ou de "viúvas" do Guido. Vinícius e Robson eram os filhotes, já Umberto, bom, não vem ao caso, deixemos isso de lado...o fato mesmo é que todos, sem excessão, eram adeptos na Guidomania, uma verdadeira febre no futebol de mesa que tomou conta dos anos 90. Era Felipão no futebol de campo, Manoel Tobias no futebol de salão e Guido no futebol de mesa.

Conforme a competição ia se desenrolando mais proezas do Guido eram contadas, e cada vez juntava mais gente para ouvir. Algumas destas "proezas" não podemos contar e temos certeza que a Santa Josi vai nos ententer e até perdoar este nosso mistério.

Mas o que realmente interessa é que todos entendam que nada, absolutamente nada acontece por acaso. Por que Vinhas ganhou a competição? Ora, simplesmente porque Junior não poderia vencê-la. Porque Caco ganhou o sênior? Ora, simplesmente porque Caco poderia vencê-la.

LAGOINHA
Dani fez o que pode, mas acabou não resistindo as penalidades de Umberto. Douglas decidiu vingar o companheiro, saiu ganhando, todos vibravam intensamente. Douglas estava chegando a final. Mas se ele estava tão próximo, porque não conseguiu? Simples, pelo adversário. Quem era o adversário? Ele, Umberto, de Santa Vitória do Palmar. Um daqueles que desfilavam pelo salão com um broche do Guido próximo a gola da sua camiseta.

É claro que Umberto virou o jogo pra cima de Douglas. Douglas é Douglas, Douglas não é Caco. Douglas não foi um escolhido de Guido, por isso não poderia ser campeão. Simples assim.

E para dar aquele requinte de crueldade a final de Umberto teria que ser contra um Junior. Não o nosso, outro, bem mais magro por sinal, mas mesmo assim era um Junior. Claro que Umberto venceu a final. E vitória de um seguidor do Guido sobre um Junior deve ser bem melhor do que uma simples vitória.

Umberto campeão, exatamente como Guido desejava.

SÊNIOR
Esta era barbada! Caco só não era apontado como favorito por quem não conhecia a relação de Caco com Guido. Junior já na semana anterior a competição declarava que Caco seria campeão. Na sexta-feira até Paulo já concordava com Junior. Por mais que Caco tentasse se complicar aparecia uma luz na mesa e Caco achava um gol "a la Guido", como o que fez a bater no coitado do Malhão que nada tinha haver com a história. E se alguém me perguntar como que Caco perdeu um jogo, eu tenho a resposta. O jogo contra Edison foi no apagar das luzes do sábado, por volta das 22:30, hora que os aposentados já devem estar descansando. Caco já estava classificado e Guido tinha ido dormir, afinal teria que acordar cedo na manhã do domingo. Caco perdeu para Edison que ficou feliz da vida, achando que teria alguma chance no domingo. Que nada, no domingo Guido acordou bem cedo e ficou apenas no aguardo do começo dos jogos.

Dois ditos populares são rigorosamente verdadeiros:
1º...com Pimentel em campo, não tem placar em branco
2º...com Guido acordado, Caco ganha até resfriado

E assim foi...Caco campeão, exatamente como Guido desejava.

LIVRE
Pôxa, o Junior foi tão bem, pena que não foi campeão! Junior não foi campeão, nem vice e nem terceiro. Foi quarto, sim quarto, o último dos finalistas. Até no campeonato brasileiro ser 4º é "mais ou menos", afinal o quarto tem que disputar a tal de pré-libertadores.

Enfim, Junior foi quarto, mas poderia ter ido melhor. Culpa do sorteio. AH, então o azar de Junior foi ter pego o Ronir na semifinal? Que nada. O azar de Junior foi ter pego o Robson nas quartas-de-finais. Todos sabem que o Robson é o "gurizinho do Guido", e Junior ousou eliminar ao Robson.

Este resultado provocou a ira de Guido, que se voltou contra Junior, que não ganhou de mais ninguém. Perdeu para Ronir e perdeu para Michel. E se tivesse que jogar contra qualquer outro teria perdido também. Junior não poderia ter eliminado a Robson. Jamais seria perdoado por Guido. Ganhar do Caco até passa, mas eliminar ao Robson? Aí já é demais.

E assim terminou, Junior na quarta colocação, o lanterna dos finalistas, exatamente como Guido desejava.

Nosso fraternal abraço nos novos amigos de Santa Vitória do Palmar, UMBERTO, VINÍCIUS E ROBSON BAUER, que com esta narrativa devem passar a entender o porque deste "respeito" que aqui temos pelo Guido. Só o Guido pra conseguir que o Caco ganhe alguma coisa.


É, mais uma vez Ele fez prevalecer seus desejos

ANIVERSARIANTE DO DIA
E para encerrar com chave de ouro esta edição do nosso blog, temos a satisfação de noticiar que a patroa de Guido comemora mais uma primavera. Josélia, carinhosamente chamada de Santa Josi, a padroeira dos botonistas com certeza deverá receber café na cama e todos os demais mimos que um maridão deve fazer nesta data. Alô Guido, abre esta mão, faz aquele esforço e te supera, em todos os sentidos, nesta data tão especial.

No mais, aguardamos anciosos pelo casal mais famoso do brejal, ôpa, de Santa Catarina, no feriado de 1º de maio.

Aniversário de Josi só poderia ser feriado mesmo.

4 comentários:

Caco disse...

Vou resumir este texto em una só palavra
MARAVILHOSO.

Paulo Roberto Schemes disse...

Josi, FELIZ ANIVERSÁRIO !!!!!!
Esta referencias ao Guido externam o carinho, o reconheçimento, a amizade e a saudade que o grupo yem de sua referencia maior. E num momento de muita alegria, nada mais justo do que traze-lo para perto de nós através das mensagens e das lembranças

Guido Garcia disse...

Não, Júnior....!!! Só tu mesmo....! São simplesmente BRILHANTES as tuas crônicas no blog!!! Consegues brincar com a realidade, misturando-a com a fantasia de uma maneira genial. Obrigado pelo carinho e pela lembrança ao aniversário da minha Rainha.

Só me preocupo com duas coisas:
1 - A Josi mandou te dizer que eu não levei café na cama e nem me "superei"... Que história é essa de "superação em todos os sentidos"?
2 - Chamas o Robson de "gurizinho do Guido"... Quem não me conhece vai pensar que sou veado ou será que quem me conhece também vai pensar?

As outras referências, como "brejal", etc... vou responder pessoalmente dia 1º de maio! Vou pedir assessoramento do Dani para saber das tuas histórias, também...

Junior disse...

Querido Guido (comecei bem...);

Ao contrário do amigo, minha vida é um livro aberto. A cada competição que tenho a oportunidade de participar, me são relatadas novas e novas histórias a respeito do amigo. Quanto ao Dani, te garanto que é meu cúmplice, tanto que ele também acabou afetado pela Guidomania, já que, assim como o Douglas, acabou eliminado pelo Umberto.

* Aguardem: ainda hoje estaremos divulgando uma imagem inédita sobre a conquista do Caco.