quarta-feira, 5 de junho de 2013

COMUNICADO

Prezados amigos;

Estamos a alguns dias sem atualizar ao blog, fato que gerou desgosto em alguns, preocupação em outros, e surpresa em todos. Infelizmente não era possível expor publicamente os motivos de tal fato, mas agora, após   inúmeras reuniões, podemos finalmente explicar o que vem acontecendo com o futebol de mesa do Círculo Militar e, principalmente, qual o futuro do departamento e seus técnicos.

Estamos a algumas semanas conversando com a Diretoria do Círculo Militar buscando alternativas para nosso departamento de Futebol de Mesa. Já a algum tempo o clube tem interesse em um outro aproveitamento para a sala onde hoje é o departamento, tanto que no final do ano passado perdemos quase metade da sala, espaço que hoje é utilizado apenas para o depósito de mesas e cadeiras que o clube utiliza quando dos eventos sociais nas dependências do Salão Nobre do clube.

O Círculo Militar, como todo clube social, vive "do" e "para o seu" associado. Diante disso é normal a divergência de opiniões no que se refere ao "o que seria melhor para o Clube". 

O Cel. Emílio, figura já bem conhecida no futebol de mesa, sempre esteve ao lado do departamento, inclusive nos momentos em que passamos por alguma dificuldade. Pelo Cel. Emílio o departamento de futebol de mesa seria eterno, tal o carinho e o respeito que o nosso "padrinho" tem pelo nosso grupo. Foram inúmeras as vezes em que o Cel. Emílio deixou compromissos pessoais, muitos deles de ordem familiar, apenas para saudar os botonistas no início ou encerramento de uma competição organizada no Clube.

Mas se de um lado tínhamos, e ainda temos, o apoio incondicional do Cel. Emílio, de outro lado existe o interesse por outras pessoas do clube em um "melhor aproveitamento" da sala onde hoje se encontra o departamento.

Diante disso, temos enfrentado um certo desgaste no dia a dia do clube, o que resultou inclusive na decisão tomada logo após o encerramento da última competição a nível estadual organizada pelo Círculo Militar, em não organizar nenhuma competição na temporada de 2013. 

Enfim, este "desgaste" se encaminhava para uma ruptura por inteiro, se nada fosse feito por nossa parte. Resolvemos chamar o clube para uma conversa aberta e franca e resolvemos em procurar um outro local para dar continuidade com o nosso futebol de mesa.

Nesta mesma conversa o Cel. Emílio deixou claro que gostaria da continuidade do departamento, mas que entendia nossos motivos (não vem ao caso colocá-los por inteiro aqui) e que, mesmo que jogando em outro local "temporariamente", fazia questão que o grupo continuasse defendendo o nomes e as cores do Círculo Militar.

A partir daquele momento começamos a buscar alternativas e de imediato surgiram duas, sendo uma delas o Petrópole Tênis Clube. Dois diretores do Petrópole estiveram no Círculo Militar numa competição que organizamos em 2011 e ficaram impressionadas com o salão cheio de mesas e com o número de pessoas presentes acompanhando aos jogos. Naquele momento, um dos diretores, padrasto de um colega do departamento, procurou pegar maiores informações do que seria necessário para a implantação do futebol de mesa. Informados que o primeiro passo seria ter "um grupo" que tocasse o departamento, a idéia foi logo descartada exatamente pela "falta do grupo".

Diante da nossa nova realidade, desta vez nós que fomos ao Petrópole, e fomos muito bem recebidos. Após o primeiro encontro, o acordo já parecia muito bem encaminhado. Mais dois ou três encontros foram necessários apenas para ajustar os detalhes.

Enfim, negociação fechada e o Petrópole hoje trabalha na reforma de uma bela sala, onde teremos oito mesas montadas, além de um belo espaço de convivência, ao lado da copa do clube, que por sinal é muito bem trabalhada pelo ecônomo Carlos, que assumiu a pouco mais de 30 dias apenas.

A situação hoje é que o Círculo Militar continua firme e forte, mas agora abrigado no Petrópole Tênis Clube.

Até o momento não conversamos sobre "filiar" o Petrópole, portanto seguimos com o nome Círculo Militar, sob a coordenação de Nilmar, Junior e Caco, que continuarão sócios do Círculo Militar, da mesma forma como a maioria dos técnicos e suas famílias. Outros se afastarão do Círculo Militar, permanecendo apenas jogando o futebol de mesa pelo clube, fato este previamente acertado com o Cel. Emílio.

Não descartamos que no futuro o Petrópole venha mostrar interesse em ter o seu próprio Departamento de Futebol de Mesa, o que vai exigir uma nova conversa com o Círculo Militar, mas, pelo menos neste momento, esta possibilidade não existe. 

Exceto duas mesas que já estão no Petrópole, nosso material todo continua na "nossa" sala do Círculo Militar. Nos próximos dias estaremos "de muda" para o Petrópole, liberando a sala para que o clube a aproveite como achar melhor. Neste momento se fala em uma sala de reuniões, que poderia ser utilizada para eventos menores ou em fazer uma cozinha que atenderia aos eventos no salão nobre. 

Com duas mesas no Petrópole, já demos reinício aos jogos, tratando de partir para o encerramento do Copa Círculo Militar, competição que foi interrompida enquanto conversávamos com a diretoria do CM.

Nos desculpem pelo tamanho do "comunicado", mas fizemos questão de abordar claramente todos os pontos que entendemos como importantes. Como diria o antigo dirigente tricolor, alguns assuntos são de "economia interna" e não precisam ser externados, mas acreditamos que conseguimos resumir o que andava acontecendo e qual o nosso futuro.

De positivo nisso tudo, além da bela acolhida no Petrópole e a estrututa que teremos, também o fato de amigos que não poderiam se associar ao Círculo Militar poderem novamente jogar com o nosso grupo. Já tivemos a confirmação de alguns retornos. A lamentar a saída do Carlão, nosso eterno diretor, que hoje foi anunciado pela Afumepa, e não vai nos acompanhar no Petrópole. Todos os demais associados, SIM, TODOS, já estiveram no Petrópole e confirmaram que continuarão em nossa companhia. Show de bola!

Neste momento buscamos formar a equipe para o Estadual de Equipes em Rio Grande. Confessamos que ainda não fechamos a equipe, mas faremos o possível para reencontrar aos amigos de todo o estado em Rio Grande daqui a algumas semanas.

Enquanto o Rodrigo monta a equipe, o Cel. Emílio (mais uma vez o Cel. Emílio!) já informou que o quartel esta confirmado. Como poderíamos deixar de prestigiar aos amigos da Riograndina, que tanta festa fizeram dentro do Círculo Militar?

E é exatamente na Riograndina que neste momento nos espelhamos para afirmar que, cada vez mais, "SOMOS FORTES PORQUE SOMOS UNIDOS"


COPA CÍRCULO MILITAR
Aos poucos o futebol de mesa começa a aparecer no Petrópole Tênis Clube.

Nesta terça-feira tivemos a conclusão da fase classificatória da Copa Círculo Militar com o jogo Rodrigo 1 x 0 Douglas. Este resultado colocou Rodrigo na segunda colocação ao término da fase classificatória.

E logo após este confronto, Junior e Douglas duelaram já pelas quartas-de-finais. Junior reverteu a vantagem do empate que era de Douglas e esta nas semifinais, onde vai enfrentar a Renato, que já tinha eliminado a Val. Renato joga pelo empate.

A outra semifinal vai reunir os vencedores dos jogos Nilmar x Fof  e  Rodrigo x Caco, sendo que Nilmar e Rodrigo possuem a vantagem do empate. Estes dois jogos devem acontecer na tarde deste sábado. Já as semifinais e a grande final acontece na próxima terça-feira, a partir das 19:30hs.

PRÓXIMA COMPETIÇÃO
E a próxima competição já vai começar na oooutra terça-feira, dia 11/06, e será de Lisos. Caco já trabalha na tabela e, pelo menos até o momento, o nome da competição é mantido em segredo.

4 comentários:

Caco disse...

Perfeito, nada a comentar.

Rodrigo Arbusa disse...

Atividades profissionais me fizeram afastar deste grupo fisicamente, mas todos sabem o amor e carinho que tenho pelo grupo e fico na torcida por vocês nessa nova casa.

Espero o dia que retornar a Porto Alegre possa novamente estar reintegrando a esse maravilhoso grupo.

Nilmar , Caco , Jr, Rodrigo boa sorte, um grande abraço a todos e além de torcer por nós no estadual que ocorrerá na cidade de Rio Grande, conto com a presença dos amigos em Floripa no Brasileiro livre, e aqui em Caioba no Brasileiro de Liso.

Guido - Maletas para Futebol de Mesa disse...

Uma pena a saída do grupo do Círculo Militar. Sim, digo saída, porque dificilmente haverá um retorno - isso é como um cristal que se quebra... De bom fica a incomparável estrutura do Clube que sediou inúmeras competições, como jamais se viu, e o inesgotável apoio do Cel Emílio. Espero que componentes não se percam nessa mudança e que novos venham para que esse grupo mais forte fique. Força gurizada - não é a primeira vez que a gente fica só com o freio e o pelego...

Anônimo disse...

Guido;

Pelo Cel Emílio continuaríamos no CM, tanto que ele faz questão de continuar apoiando, mesmo a "sala" ficando em outro clube.
Entendo que "ao natural", com o tempo, o Petrópole vai solicitar a filiação junto a FGFM, mas, como mencionei na matéria, este assunto ainda não foi tratado junto a diretoria do PTC.
De positivo nisso tudo a acolhida que tivemos no Petrópole, inclusive com o clube reformando um espaço bem bacana.

Acredito que até o final desta semana todas as mesas já estejam no PTC.

AH! Também posso te garantir que continuarei a não perder para o Caco na casa nova!

Abraço!

JR