sábado, 19 de novembro de 2011

YAGO É O NÚMERO 1!

O Manchester United de Yago Mielk correu por fora, brigou com verdadeiras feras e mostrou que já esta pronto para bater de frente com grandes nomes do futebol de mesa. Marcelo Mallet ficou com o vice, seguido de Nilmar em terceiro e Diogo em quarto.


É bem verdade que Yago esta familiarizado com a disputa de títulos, mas este tem um sabor especial, temos toda a certeza. Não apenas pela surpresa total de Yago em estar no pódium ou por este ser o primeiro título em competições oficiais de cavado no CM, mas por este se tratar do primeiro título de Yago na categoria especial. O jovem prodígio se acostumou cedo a vencer. Campeão Estadual Junior inúmeras vezes, tanto no cavado quanto no liso, Yago deu mostras que esta pronto pra começar a buscar conquistas na categoria especial.

É bem verdade que se tivéssemos a coragem de apontar um possível vencedor do campeonato logo no início da competição, Yago não estaria em nossas principais apostas. Talvez nem ele mesmo se permitisse apostar em si. Mas que isso sirva de lição, pois para vencer é necessário possuir algo que o caçula da família Mielke tem de sobra: inconformidade com a derrota! 


O Manchester terminou sua trajetória na primeira fase na sétima colocação. Se classificou na última rodada vencendo o Internacional de Caco por 1x0. No quadrangular da segunda fase passou buscando o gol de empate no segundo tempo da última partida frente ao Blackburn de Renatinho. Yago chegou as 13h45min deste sábado no Circulo Militar e viu Nilmar, Mallet e Diogo como os nomes que formavam sua sequências de jogos. Neste momento, acredito que deve ter perguntado a si mesmo: O que eu vim fazer aqui?


A primeira rodada começou e Bayern x Boca se desenhava um jogaço. Foi um jogo daqueles a servir de exemplo aos que rotulam o cavado como um jogo trancado. Cavadas, cortes e porcos sendo fechados nas pontas era mato! Enquanto isso na mesa de Yago, o Vasco vencia e rodava a bola. O Manchester não apenas perdia a partida, como sofria uma enorme pressão pelo segundo gol vascaíno. Nilmar teve a chance em uma falta direta, mas a bola caprichosamente bateu pelo lado de dentro da trave, correu pela linha e saiu para lateral. Yago percebeu que esse era o momento, até mesmo porque o Vasco havia sacrificado seu posicionamento defensivo para construção da jogada que culminou na falta direta desperdiçada por Juninho. Foram mais ou menos 3min de colocação de bola e em uma lateral cobrada no seu campo ofensivo, Yago forço Nilmar a uma grande cobertura. Mauro Galvão demonstrou seu cansaço e Berbatov, pelas mãos de Yago, meteu a bola no canto menor e correu para o abraço. 



Quem também corria para o abraço era Marcelo Mallet. Vencia um grande jogo contra Diogo. O Boca havia chutado duas bolas no goleiro, e visto o primo Marcelo se aproveitar de 2 rebotes para marcar. O Bayern deixava um grande candidato ao título para traz ao vencer a partida por 2x1 e via Nilmar tropeçar na partida contra Yago. Tudo parecia se encaminhar para o Campeão da Taça RS de 2009.



 

Os jogos da segunda rodada começaram e, ainda no primeiro tempo, Marcelo Mallet faz o esperado: abre o placar e começa sua arrancada definitiva para o título, que se ficasse em suas mão seria mais que merecido. Mas é ai que me refiro ao que um campeão deve sempre ter consigo: a indignação com a derrota. Yago se negou a ser coadjuvantemente. Se negou a ser o tropeço de Nilmar e o dever de casa feito de Mallet.




Como se fosse o Alexandre Pato no mundial de clubes de 2006, o garoto de 15 anos chamou a responsabilidade. Ele não fez balãozinho no ombro, até porque o adversário não era o Al-Ahly, mas em um belíssimo gol a bater, empatou a partida. A pressão foi enorme! Mallet colou na mesa todos os seus recursos tecnicos - o que não é pouco, amigo - esmagando Yago contra o próprio campo de defesa. Em um chute dificílimo, que a maioria dos botonistas nem perderia seu tempo tetando, Marcelo acerta o goleiro e aprecia a bola branca se encaminhar caprichosamente para seu campo de defesa: Yago 2x1! O jogo ficou franco entre Yago e Mallet. Mas não sobrava nada que preste para Mallet pedir um a gol. E quando sobrou, parecia que nem no gol ia. Mas Lisiane, o ponteiro de Marcelo, pediu pra tentar. E bota tentativa nisso! O chute acertou a medalha de Van der Sar, que cumpriu sua missão e lançou para Rooney: Yago 3x1.





Na mesa 2 o bixo também pegou. Pra falar bem a verdade, estava difícil de se concentrar em apenas uma partida, pois grandes lances ocorriam nas duas mesas. Nilmar conseguiu abrir o placar no primeiro tempo e motivado pela vitória parcial de Yago, buscava a vitória a qualquer custo, pois iria para ultima e derradeira rodada com 4 pontos, liderando o quadrangular final. Mas jogar contra Diogo é um inferno pra quem tem que manter o placar da partida. Depois que se aposentar das mesas o técnico do Boca Juniors vai abrir um açougue, porque é com certeza o maior criador de porcos que já se teve notícias! Em uma criação sua na frente da área vascaína, restou a Nilmar praticamente nada, a não ser ver Diogo cobrar a falta cometida na tentativa de desarmar a jogada do Boca.




Com o empate por 1 gol entre Nilmar e Diogo e a vitória de Yago, a última rodada colocava o Manchester, pela primeira vez, no protagonismo da Copa Almirante Tamandaré. Era o único que dependia apenas de suas forças para se sagrar campeão. Mas tinha que vencer Diogo, o que significava que ia ter que fazer muita força! Mas o tecnico do Manchester tira forças de onde não tem quando chega em uma decisão. Nunca vi gostar tanto de um troféu de campeão. 


Ainda no primeiro tempo Yago abriu o placar. No meio da etapa complementar fez o segundo, tudo parecia encaminhado. Mallet vencia Nilmar na mesa 2 e esperava pelo tropeço de Yago. Diogo continuava forçando. Quase marcou em um gol a bater. A pressão era inceçante. Yago mesmo reclamava e dizia nunca ter sido tão pressionado. O gol do Boca vem em um belo chute e reabre as esperanças de Marcelo Mallet.







Mas a verdade é que o título de Yago era apenas uma questão de tempo. Não importa o quanto Diogo pressionasse, ou até mesmo quantas oportunidades tivesse. Yago parecia predestinado aquele título e ele mesmo começava a sentir isso. O relógio anunciou o término da partida e coube a Yago apenas receber os cumprimentos pelo título que ele mesmo não acreditava. O jovem, que de promessa não tem mais nada, mostrava toda sua incredulidade no feito que acabara de alcançar.


Esta semana já seria de Yago, que completará 16 anos na quinta-feira, mas com certeza ela se inicia com um gosto diferente. Esta semana será brindada pela família Mielke com o irretocável sabor da vitória.

PARABÉNS YAGO!! 

2 comentários:

Celso: O Fantasma disse...

Ola Amigos: Gostaria de parabenizar o meu amigo Yago pela brilhante conquista. Grande garotinho, depois de velho tem muito que aprender contigo, pena que de longe. Um forte abraço e mais uma vez PARABENS.

Daniel disse...

Grande garoto, meus parabéns estás amadurecendo rapido e continua mostrando que nasceu com o dom , parabéns campeão.
Pena que poucos assistiram a este feito, o primeiro titulo do Yago no Departamento.

Abraços

Dani