sábado, 26 de dezembro de 2009

COORDENADORES E SEUS PROJETOS

Passado o Natal, agora começamos a nos preparar para a "virada" do Ano. Parece mentira mas falta menos que uma semana para deixar mais um ano nas nossas lembranças, algumas muito boas e saudosas, outras nem tanto, mas o que vale mesmo é projetar 2010 para que seja um ano melhor ainda. Isso vale em nossa atividade profissional, na escola, em nossa casa e, é claro, no futebol de mesa também.
.
Nossa redação não descansou neste final de ano e foi em busca dos projetos dos novos coordenadores do departamento. O novo coordenador geral já nomeu sua equipe de trabalho e já esteve reunida com ela por três ou quatro oportunidades. Já existe um calendário praticamente pronto para a próxima temporada, faltando apenas a definição de duas ou três datas para as competições de lisos, que por sinal terão um rankig específico para elas e serão muito valorizadas neste próximo ano.
.
Divulgamos agora em primeira mão os projetos de cada área da coordenação para 2010. Vale salientar que estes projetos já foram aprovados pela coordenação geral e já nos primeiros dias de janeiro poderemos perceber o início de cada um deles.
.
COORDENAÇÃO GERAL
Caco assume o lugar de Nilmar muito motivado e tem como grande objetivo a conquista de uma competição estadual para o Círculo Militar. Leandrinho é o atual campeão Centro-Sul Brasileiro e Yago é bicampeão da Categoria Júnior no livre e campeão no liso, mas Caco não nega que seu grande sonho é a conquista do Estadual de Equipes.
.
Uma melhor preparação da equipe, com treinos frequentes envolvendo os técnicos que "naquele momento" formariam a equipe enfrentando outros técnicos que seriam convocados é a principal aposta de Caco. Já para o estadual sênior Caco pensa em pelo menos três ou quatro finais de semana com nossos "veteranos" treinando contra os melhores colocados do nosso ranking de entradas. Mais para o final do ano Caco promete reeditar a mini taça RS que foi de grande valia para que Leandrinho pudesse vencer a Taça RS de 2008, ainda defendo a Riocell de Guaíba. Neste ano acabamos não realizando a competição que poderia ter preparado ainda melhor nossos representantes.
.
Sabemos que para vencer uma competição é preciso a combinação de uma série de fatores, como "acordar bem", estar com sorte e ter um bom preparo físico e psicológico, mas é inegável que uma boa preparação é fundamental, por isso devemos louvar as idéias de Caco.
.
Além do foco nas competições externas, Caco parece ter tomado uma sábia decisão, deixando o "dia a dia" do departamento nas mãos dos seus coordenadores. Desta forma nosso coordenador geral poderá se preocupar também com as questões "políticas" do clube, que sempre são importantes.
.
COORDENAÇÃO TÉCNICA
Caco vai continuar elaborando as tabelas das competições, até porque ele já possui todas as fórmulas possíveis e imaginárias, mas quem vai "tocar as competições" é o coordenador técnico Dani Junqueira.
.
Dani já projetou todas as competições e em reunião com Caco acertou detalhes de cada competição. Dani garantiu que novamente teremos o informativo no início de cada competição. Neste informativo vai constar a tabela de jogos com data/hora/mesa das partidas, contato de todos os técnicos e todas as informações de como vai se desenrolar a competição, como fórmula de disputa e critérios de desempate. A idéia para a temporada de 2011 é avançar ainda mais e lançar um caderno logo no início do ano com todas as informações da temporada. O modelo a ser adotado é semelhante ao do COP de Pelotas.
.
A pedido de Caco, nosso coordedor técnico vai investir na modalidade de lisos e para isso acabou convidando ao experiente Paulo Schemes para ser seu colaborador e fiel escudeiro. Paulo será o responsável pelos lisos no departamento e já fechou o calendário das competições. A principal novidade nos lisos é a implantação de um rankig que, assim como no livre, vai definir nossos representantes nas competições externas.
.
A temporada será dividida em dois semestres e com isso teremos um total de 08 competições ao longo do ano, quatro em cada semestre. Cada competição vai distribuir pontos para os melhores classificados (do campeão ao 8º lugar). Assim como já é tradição no livre (cavado), o campeão da temporada da categoria de lisos também será agraciado com uma placa ao final do ano.
.
As competições "oficiais" da modalidade de lisos serão realizadas sempre em um final de semana de cada mês e o ranking será atualizado logo após cada competição. Ao contrário do livre, onde o ranking de entradas é a soma das três últimas competições realizadas, no liso o rankig será o somatório direto de todas as competições, até para valorizar aqueles que venham a prestigiar as competições da modalidade.
.
Vale informar que esta será a primeira temporada da modalidade de lisos no departamento e a coordenação vai avaliar os resultados para ver se esta fórmula será efetivada ou teremos mudanças para 2011.
.
Datas "previstas" para competições da modalidade de lisos:
- 1º Semestre
* 13 de março
* 10 de abril
* 08 de maio
* 12 de junho
- 2º Semestre
* 14 de agosto
* 11 de setembro
* 16 de outubro
* 06 de novembro
.
Pontuação das competições da modalidade de lisos:
* 1º.....20 pontos * 5º lugar.....8 pontos
* 2º.....15 pontos * 6º lugar.....6 pontos
* 3º.....12 pontos * 7º lugar.....4 pontos
* 4º.....10 pontos * 8º lugar.....2 pontos
.
Já no livre (cavados) as competições terão a mesma fórmula desta temporada, com quatro competições. As comoetições do primeiro semestre serão as Copas Círculo Militar e Copa Duque de Caxias, sendo que a Copa Círculo Militar é o que chamamos de competição "aberta", onde todos os técnicos jogam uma única competição, todos contra todos e numa segunda fase teremos as finais das Séries Ouro, Prata e Bronze.
.
Os 14 melhores da fase classificatória estarão classificados para disputarem o módulo verde da Copa Duque de Caxias e os demais técnicos jogarão o módulo amarelo.
.
Este mesmo formato é adotado no 2º semestre quando teremos as Copas Almirante Tamandaré e Santos Dumont.
.
COORDENAÇÃO FINANCEIRA
Ainda tendo Junior como coordenador, a "tesouraria" do departamento terá uma função um pouco diferente nesta temporada. Além de ser o responsável pelo pagamentos das inscrições nas competições externas e de cobrar a caixinha, Junior vai projetar os investimentos que se fazem necessários, como melhorias na iluminação, novas prateleiras e aquisição de novas mesas.
.
Como estamos com "as contas em dia", a caixinha do 1º semestre será "simplificada" e vamos cobrar apenas R$ 10,00 no mês de março. Este valor será "promocional" e vai quitar a caixinha do 1º semestre (até junho). Esta decisão vai trazer uma economia de 50% para os técnicos já que pagando R$ 5,00 por mês o valor do 1º semestre ficaria em R$ 20,00. A decisão foi definida pelo ex-coordenador geral Nilmar como uma "grande barbada" e esperamos que com isso todos quitem o semestre logo no início de março.
.
A mesma medida poderá ser adotada para o 2º semestre, mas Junior vai aguardar as despesas extraordinárias que teremos para só depois se reunir com Caco para tomar a decisão.
.
Como deixaremos de ter a responsabilidade da cobrança dos R$ 5,00, o que acontecia praticamente todos os dias de rodada, a princípio Junior não terá um colaborador na tesouraria, mas ainda não esta descartada totalmente esta possibilidade, até para que outra pessoas passe a tomar ciência das funções de tesoureiro para que possa assumir a função mais adiante. Os nomes de Maumau e Douglas sempre são lembrados neste caso. Nossa redação entende que Maumau seria o nome ideal para exercer a função, enquanto Douglas poderia auxiliar mais na coordenação técnica, quem sabe sendo criada uma função específica para trabalhar com as categorias "de base" do clube. É a sugestão que nossa redação deixa para a nova coodenação analisar.
.
MANUTENÇÃO
Com certeza esta será a área onde sentiremos as maiores mudanças. Paulo continua sendo o responsável pelo bom estado das nossas mesas, tidas por muitos como as melhores do estado. .
.
Mas a verdade é que Paulo projetou uma grande reforma nas mesas, começando por um reforço nas estruturas, passando por novas goleiras e redes laterais e chegando até a uma nova pintura.
.
Paulo deve convocar os técnicos que possam colaborar nos meses de janeiro e fevereiro para que em março todas as mesas estejam completamente renovadas. O coordenador técnico Dani já garantiu a Paulo que nas competições de janeiro e fevereiro vamos utilizar apenas 8 mesas, desta forma teremos sempre 2 mesas a disposição de Paulo para a devida manutenção.
.
Outra idéia de Paulo é "dar nome as mesas", o chamado "Projeto Arenas". Temos 10 mesas de cavado e deveremos começar por elas. Em breve nosso blog estará fazendo uma enquete, numa espécie de consulta popular.
.
No primeiro momento nossos web-leitores vão definir se nossas "arenas" terão nomes de estádios do Brasil, de fora do Brasil ou parte do Brasil e parte de fora do Brasil.
.
Nossa primeira enquete deverá ter a seguinte questão? "Como serão os nomes das nossas arenas?"
.
Teremos as seguintes opções?
* de apenas estádios do Brasil
* de apenas estádios de fora do Brasil
* de 05 estádios do Brasil e 05 de fora do Brasil
* de 06 estádios do Brasil e 04 de fora do Brasil
* de 04 estádios do Brasil e 06 de fora do Brasil
.
Definida esta primeira questão, em seguida partiremos para os nomes das arenas. Vale reiterar que como a idéia de Paulo é de ter as todas as mesas prontas até o final de fevereiro, as enquetes entrarão entrarão no ar logo no início de janeiro.
.
Como podemos perceber, a coordenação da próxima temporada esta pensando grande, o que é ótimo. Nos resta colaborar no que for possível, lembrando que uma das grandes forças do grupo é o fato se praticamente todos serem sócios do clube.
.
Manter a mensalidade do clube em dia é fundamental para que continuemos a receber o apoio da diretoria do clube!
.
TEMPORADA DE VERÃO
O tradicional Torneio de Verão começa no dia 12 de janeiro e será jogado nas terças e quintas, até dia 26, data da grande final. O número limite é de 24 técnicos e as inscrições já estão abertas, bastando confirmar sua participação pelo blog mesmo ou contatando com o Dani, nosso coordenador técnico.
.
Todos os inscritos serão divididos em três grupos (sorteio NÃO dirigido), classificando os dois melhores de cada grupo e mais ou dois melhores terceiros colocados. A partir da 2ª fase teremos o sistema de mata-mata. Os critérios de desempate serão divulgados posteriormente pela coordenação da competição.
.
Vale ressaltar que esta será a primeira competição após a nova mudança da regra.
.
Já a Copa Rei Momo será mais rápida neste ano em função do Carnaval cair bem no meio do mês. .
Teremos grupos de 4 técnicos com dois classificados de cada grupo. A fase seguinte já será no sistema de mata-mata e os eliminados na 1ª fase, para que continuem com os treinamentos, passam a disputar uma competição "a parte", já carinhosamente apelidada de Copa do Lagarto, uma homenagem ao Wolly, o lagarto que nos visita ao longo do verão.
.
Dani já esta providenciando nas premiações para nossas competições de verão, inclusive para a Copa do Lagarto, que promete um sucessõ tão grande como o Torneio de Verão e a Copa Rei Momo.

5 comentários:

CACO disse...

Junior, já deixei o Azambuja encarregado das categorias de base. Ele vai organizar e orientar
a garotada. vai ser o "TIO ROBERTO".

PTC Futmesa disse...

Prezado Caco;

"Tio" ficaria melhor para o Douglas, para o Maumau ou até para eu mesmo. Para o Roberto o correto seria "Escolinha do Vovô Roberto".
(tomara que ele esteja na praia e não leia, hehehe)

João Paulo disse...

Esta categoria de base tem idade limite?
Tava pensando em participar de uma sub-50.
Abç
João Paulo

PTC Futmesa disse...

Seu João Paulo;
Tínhamos a sub-50, mas com as "promoções" do Caco e do Paulo optamos por manter apenas a sub-60.
Esperamos que sirva ao amigo.

Anônimo disse...

Galera dia 12 estarei na praia ainda, mas se puder jogar apartir do dia 19 de janeiro, recupero meus jogos ligeirinho e estou dentro da pré-temporada....abração a todos e feliz ano novo do amigo Brandão.