sábado, 2 de maio de 2009

YAGO BI-CAMPEÃO E PAULO É VICE

Muita emoção nas finais do Campeonato Estadual das categorias sênior e júnior. Três finais eletrizantes marcaram o final da competição, com direito a muita choradeira dos derrotados e também dos vencedores.

A surpresa da competição foi a competição de infantis, que contou com a participação de 6 meninos e foi jogada na tarde deste sábado. Todos se enfrentaram em turno único e quatro mini-técnicos passaram para as semifinais. João Gabriel venceu a Dudu e Giovani passou por Nikolas. Eberson e Gian acabaram eliminados e foram 5º e 6º respectivamente. Na decisão do 3º lugar vitória de Nikolas sobre Dudu. Já na grande final da competição, João "Caquinho" Gabriel levou a melhor e acabou com o título ao vencer Giovani por 2x1.



Os mini-técnicos Dudu, Gian, João Gabriel, Giovani, Nikolas e Eberson


João Gabriel e Nikolas, campeão e 3º colocado da competição

JUNIORES
Uma grande competição só poderia ser decidida mesmo no detalhe. Na última rodada da fase classificatória a emoção se manteve até o finalzinho dos jogos, pois um gol em qualquer um dos jogos poderia mudar os finalistas da competição.

A classificação apontava Yago, Renan e Kevin com 10 pontos e Mateus com 9 pontos. Yago jogava contra Juniano, Renan enfrentava a Jhonatan e Mateus e Kevin faziam um confronto direto. Então o resumo era o seguinte: caso Yago, Kevin e Renan saissem vencedores, teríamos um triplo empate e os três teriam que decidir nas penalidades quem faria a grande final. Mateus ainda tinha chances de chegar na final, mas precisaria vencer a Kevin e torcer por tropeços de Yago ou de Renan.

Yago fez 1x0 cedo e passou trabalho para segurar o resultado. Renan saiu perdendo e Mateus vencia a Kevin, tudo isso ao final do primeiro tempo. Com estes resultados estavam na final Yago e Mateus. No segunto tempo Mateus fez um gol contra o empate, somando a derrota de Renan estava levando Kevin para a final contra Yago, que continuava vencendo seu jogo. Isso até Renan empatar o jogo e passar a dividir a segunda colocação com Kevin. Nesta altura Yago passava mais e mais trabalho para segurar sua vitória e qualquer gol de Juliano poderia tirá-lo da final. GOL de Mateus e nova mudança, agora Yago faria a final contra Mateus, já que Renan continuava empatando. Quando faltavam menos de 5 minutos Renan faz o gol salvador e vira o jogo contra Jhonatan. Mateus ainda faria o terceiro gol em Kevin, mas Renan com a vitória assegurava a final familiar contra Yago. Mateus terminou em 3º com 12 pontos e Kevin na 4ª colocação com 10 pontos.

Em final muito equilibrada e que provocou aplausos da platéia em vários momentos, o empate sem gols foi o resultado mais justo. Yago levou a melhor nas penalidades e sagrou-se Bi-Campeão Estadual Junior.

Vale o destaque todo especial para os meninos de Encruzilhada do Sul. Apenas lendo o texto acima se tem a idéia de confrontos fáceis, já que todos chegaram eliminados na última rodada. Que nada! Christian já é bem experiente e tem grande potencial, mas ele mesmo admitiu que não fez uma boa competição. Christian pelo potencial que demostrou, tinha totais condições de brigar pelo título da competição. Os irmãoes Jhonatan e Juliano também jogam muito bem, mas é evidente que a falta de experiência pesou nos momentos decisivos.

Já Kevin do União é bem parecido com Yago com seus 11 para 12 anos. Salta aos olhos a qualidade do menino que tem uma baita mão e parece ter nascido para fazer isso, exatamente como Yago. Anotem estes nomes: Yago e Kevin, daqui a alguns anos apostamos que estarão ganhando muitos títulos ainda.


Os nosso Yago, Renan e Mateus, junto com Kevin do União


Douglas e os filhos: quando a imagem não necessita de legenda...

SÊNIOR
Que momento como diria aquele nosso amigo!!! Paulo passa pela primeira fase e vai dormir tranquilo na noite de sexta. Tranquilo? Impossível. Como dormiria tranquilo sabendo que teria pela frente a Miguel e a Obereci na manhã do sábado? Mas Paulo passou, e muito bem diga-se de passagem. Hora do almoço e Paulo confessa que não consegue "relaxar". Então que siga assim, nervoso, FOCADO. Mais um triangular e mais uma vez Miguel no caminho, desta vez junto com Getúlio do COP. A vitória sobre Miguel no primeiro jogo já garantiu a classificação e Paulo agora iria em busca "da campanha". Embalado Paulo vence a Getúlio e acaba classificando a Miguel "de arrasto". Quartas-de-finais e o adversário era Sérgio da Afumepa. Nova vitória, desta vez com um belo a gol a bater, "a pedido de Leandrinho" por sinal.

Já eram as semifinais e novamente Miguel no caminho de Paulo. Na outra semifinal jogavam Breno (Franzen) e Luis Fernando (Academia). Paulo jogava pelo empate, conseguiur o resultado e chegou a final da competição. Já Breno revertia a vantagem de Luis Fernando e era o outro finalista.

Jogo sob controle e caminhando para o final, quando aos 19 do segundo tempo Paulo acaba cedendo um dois lances. FATAL! Breno faz o gol, vibra muito e parece encaminhar seu primeiro título estadual sênior. Alías, Breno encaminhava seu primeiro título em competições oficiais da FGFM, já que tinha sido 3º no estadual sênior de 2008 e vice-campeão do estadual especila de 2004, quando perdeu a final para Victor em competição que foi realizada na Afumepa.

Paulo merecia o título? SIM pelo que jogou toda a competição, mas como não reconhecer as qualidades de Breno? Breno já havia revertido a vantagem de Luis Fernando na semifinal e fazia o mesmo na final contra Paulo. Breno se tornou campeão estadual sênior e Paulo fez sua única bobagem da competição. Paulo se dirigiu ao noso grupo e "pediu desculpas". Ora Paulo, desculpas do que? De nos fazer vibrar e acreditar até o final?? De nos dar mais uma aula de como jogar futebol de mesa?? Jairinho, o goleiro de Paulo, só tomou um gol, exatamente o de Breno na final. Paulo foi praticamente perfeito toda a competição e quando a grande maioria coloca a culpa na mesa, na luz, na bola, no calor, no frio ou mesmo na gripa suína, Paulo simplesmente declarou que Breno mereceu. Breno o empurrou pra trás com seu volume de jogo. Se Paulo não tivesse se preocupado tanto em preservar o empate, é possível que o resultado fosse outro. Paulo fez o seu melhor e no discurso quando recebeu o troféu ele acabou se redimindo "da bobagem que nos disse": Breno mereceu o título e é o legítimo campeão, mas nós já somos campeões também". É verdade Paulo, tens razão. Quem tem o grupo que nós temos, que proporciona a choradeira que ocorreu na manhã da sexta-feira e na noite de sábado com nossos meninos realmente é um GRUPO CAMPEÃO.


Paulo recebe seu troféu das maõs do Cel. Emílio


E aqui ao lado do campeão Breno e de Luis Fernando e Miguel

GUIDO, O ENGANADOR DE CRIANCINHAS
E parece que as histórias de Guido realmente são intermináveis. O editor que normalmente apenas recebe informações desta vez fez parte da história que será contada a seguir.

Estávamos todos confraternizando no jantar, aliás quase todos, Guido estava jantando mesmo. Enfim, isso não me parece importante no momento...Lucas, o filho do editor ainda tinha pique para "bater uma bolinha" e de imediato pediu para que fosse com Guido. Incrível, mas como Lucas escolheu Guido realmente não sei explicar. Estaria a Guidomania voltando? O fato é que Lucas pediu para jogar com Guido, e isso foi presenciado por várias pessoas, inclusive pelos dois filhos de Guido, Marcelo e Robson, não necessariamente nesta ordem. Guido, no alto daquela elegância, apenas superada pela fome, disse a Lucas que jogariam. Guido jantou, E BEM diga-se de passagem. Guido comeu a sobremesa. Repetiu. Repetiu de novo. Se levantou, despediu-se abraçando um a um e se retirou. Dizem que foi a uma pizzaria, mas jamais iríamos afirmar isso sem provas. Mas Guido se foi. E Lucas ficou sem o parceiro. Após esperar na sala do departamento, junto com o campeão João Gabriel, Lucas retornou ao restaurante para "chamar Guido". Guido já tinha ido embora. Lucas enlouqueceu, tinha perdido o parceiro de jogo. Seu pai se ofereceu para jogar com ele. Resposta de Lucas: "tu não sabe". Caco presenciou todas as tentativas de Junior em convencer Lucas e jogar com ele. Não deu certo, Lucas queria Guido, e só Guido. Após alguns minutos Lucas desistiu de Guido e voltou para jogar mais um pouco, isso quase às 11 da noite.

Não preciso dizer que aquela resposta de "tu não sabe" rendeu a Lucas um castigo por 5 dias sem televisão e sem computador. Era só o que me faltava, agora Guido também influencia meu próprio filho!

Guido, tirando esta pequena maldade, foi um reecontro maravilhoso. A homenagem feita e ti e ao Ávila ficarão nos nossos corações para a eternidade. Que bom que conseguimos proporcionar teu reencontro com o Robson, e que bela cena aquela dele no teu colo. Ou foi o contrário? Enfim, a cena foi bonita mesmo.

E para terminar fazendo justiça, gostaríamos de registrar que nenhum acontecimento anormal se deu na casa de Paulo e Rachel nestes dias. Guido e a "Santa" Josi ficaram lá hospedados e tudo aconteceu dentro da maior normalidade. Claro que Paulo teve que reforçar um pouco a geladeira, mas também nada demais, até porque Guido acabou fazendo várias refeições "na rua". E após a visita do Guido no Cavanhas, foi criado o prato "Guido", que por sinal é bem completo: arroz, feijão, dois ovos, fillet (carne ou frango), salada verde e ovos de codorna, muitos por sinal.


Guido em cena raríssima, comendo. E pela 3ª vez...

HOMENAGEM AO ÁVILA E AO GUIDO
Quando estamos envolvidos diretamente com determinada situação muitas vezes nos passa desapercebido um ou outro detalhe. Nossa redação se reuniu em peso para assistir no site do Brandão a gravação da homenagem que fizemos ao Ávila e ao Guido e só agora pôde de fato perceber o quanto foi bonito e emocionates, tudo isso dentro da maior simplecidade, uma vez que optamos por fazer algo extremanente "caseiro e artesanal".

Assistir na TV Brandão é programa imperdível para quem não esteve presente na cerimônia e também para quem esteve lá assistindo a tudo. Parabéns a nós mesmos pela linda homenagem e parabéns ao Brandão pela qualidade da filmagem.

Assista na Brandão TV também a entrevista do Zorosco com o Guido e com o Ávila: http://www.brandaopersonal.com.br/ lik Brandão TV.

4 comentários:

Paulo Roberto Schemes disse...

Após este final de semana ímpar que vivemos, e depois de "lamber as feridas" como diz o nosso mestre Guido, devemos analisar e concluir que foi um final de semana intenso no aspecto da demosntração da união e espírito de amizade de nosso grupo. É motivo de orgulho fazer parte do Circulo Militar de Porto Alegre, por tudo o que foi demosntrado, espírito coletivo, amizade e comprometimento. Aproveito o momento para parabenizar ao Mateus, Renan e Yago que mais uma vez mostraram que somos atualmente a maior força do FM na categoria correspondente a idade destes meninos que sem a menor dúvida nos darão alegrias de forma permanente, como já tem sido. Yago confirmou seu título e é Bi Campeão Estadual, Mateus confirmou sua posição e é Bi Terçeiro. Porém Renan de todos é a maior evolução, de um quarto lugar pulou ao Vice Campeonato, e pela pessoa que ele é, determinado, obstinado e dedicado, com certeza já é um Campeão de fato, e falta apenas o de direito. Segue em frente garoto, você é o nosso futuro. Ao grupo todo o meu agradeçimento e reconhecimento da dedicação, do carinho, e doapoio que me foi dado durante toda a competição, o troféu de Vice Campeão é do grupo.

Anônimo disse...

FAMÍLIA DO CMPA,vcs estão todos de parabéns, impecável "O TODO", nenhum senão, se propuseram em receber mais está competição e deram uma verdadeira aula de como patrocinar uma competição de alto nível.
Começando pelas instalações, cenário perfeito para o bom desenvolvimento deste esporte/paixão.
Tudo do início ao final com um jantar que dito pelos meus AMIGOS DA FRANZEN, um verdadeiro manjar, só isto já mereceria os parabéns de quem ama este esporte/paixão.
Penso que o maior mérito deste grupo é tratar dos jovens e dos futuros jovens como vocês tratam, a minha maneira de auxiliar por enquanto é elogiando, espero dentro de pouco tempo poder colaborar com este belo trabalho, por isto e por tudo mais meus PARABÉNS.
Rogério D'avila Feijó

PTC Futmesa disse...

Rogério, e demais web-leitores;

Realmente foi "quase" tudo impecável e nós sabemos onde podemos melhorar um pouco mais, e já estamos trabalhando para esta melhora já seja percebida no Centro-Sul.
Quanto aos meninos, é nosso grande objetivo dar alguma contribuição para que nosso esporte/paixão continue firme e forte nas próximas gerações. Fica o depto a disposição de qqr associação que tenha UM único menino que deseje jogar e não conte com parceira, como o Kevin do União por exemplo.
Este menino é nosso convidado a jogar no C.M., junto com os nossos meninos, podendo continuar filiado a sua associação sem o menor problema. O mais importante é que num esforço conjunto consigamos que mais e mais garotos comecem a jogar. Seria sonhar muito alto pensar em uma competição "regular" com 8 garotos de Porto Alegre?? Sinceramente não consigo acreditar que não vamos conseguir isso...

Paulo Roberto Schemes disse...

Com certeza iremos de conseguir,pois se todos os que vieram este ano confirmarem no ano que vem, teremos 8 pois o Círculo Militar há de colocar pelo menos mais um menino em sua delegação. Acredito que o trabalho demonstrado neste ano por nosso grupo serviráde fonte inspiradora para que as co-irmãs mobilizem-se na busca da "renovação"