domingo, 11 de outubro de 2009

YAGO ENTRE OS SEIS. MUDOU A REGRA, DE NOVO.

Daqui a instante Yago começa a luta para chegar "nas fotos" no campeonato brasileiro. Yago que veio a João Pessoa com a espectativa de jogar na categoria infantil acabou disputando entre os juniores (até 17 anos) e não decepcionou.
.
Agora serão dois triangulares e Yago caiu no grupo de Wesley da Bahia, o favoritio ao título, e Bruno do RJ.
.
DANI, CRISTIANO E ÁVILA ELIMINADOS
Ávila e Cristiano cairam ainda na primeira fase, assim como Junior e Mano. Ávila perdeu seus tres jogos mas todos de forma bem apertada, e tendo chance de fazer gol. Sem dúvida que Ávila tinha a missão mais difícil da delegação: jogar liso contra os nordestinos e ainda dentro da casa deles.
.
Já Cristiano chegou vivo na última rodada quado teria que derrotar ao experiente Horácio (RJ) Cris saiu perdendo, buscou o empate no meio do segundo tempo e foi pra cima, mas não deu...
.
Já Dani chegou também na última rodada, já da segunda fase. Dani teve a chance de vencer a Glayson do RJ mas errou um dois lances quando faltavam 3 minutos. A decisão foi para as penalidades, Peter Cech pegou duas mas os atacantes de Dani não estavam em um bom dia. FOI UMA PENA!
.
MUDANÇA DA REGRA
Em reunião que foi até passada a meia noite, a CBFM decidiu em UNIFICAR as regras para livre e liso, assim, voltamos a arrumar os times, como já era até a alguns anos. A nova regra entra em vigor a partir da virada do ano.
.
O presidente da FGFM fez questão de se ABSTER na votação já que não tinha uma opinião dos filiados do RS. Este assunto não estava na pauta e foi levantado pelos demais estados. O diretos jurídico da FGFM vai analisar a questão para ver se toma alguma providência, mas o que parece que a decisão é irreversível.
.
Também nesta reunião foi confirmado o próximo campeonato brasileiro em Porto Alegre, nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2010. A competição deverá ser realizada num hotel e a FGFM deve convidar a algumas pessoas para que se formada uma COMISSÃO para organizar o evento.

Um comentário:

Paulo Roberto Schemes disse...

MJUDANÇA DA REGRA:
Para boa parte de nosso grupo é uma novidade, portanto pode assustar no primeiro momento, visto que muitos começaram a jogar a partir de 2007 quando já praticávamos com esta regra vigente. Para os mais antigos, apenas relembrando, bater tiro de meta e lateral com a bola colada, goleiro com chanfro para encaixar a bola, arrumar botões, e sem contar as tantas mudanças de peso na bola de jogo. Já passamos por muitos processos de alteração e re-adaptação na regra de nosso Futebol de Mesa. A cada alteração surgiam os comentários pessimistas de que poderia ser o fim do esporte, porém a versatilidade e provoca a adptação e todos buscam suas soluções para continuar com suas estratégias de jogo. Venho me manifestar, pois com certeza sou o mais antigo Botonista do grupo, acompanho esta regra desde 1970, muito antes de alguns nascerem até. As razões que motivaram esta nova mudança eu de fato desconheço, mas reconheço que por tratar-se da única regra registrada e reconhecida no CND como regra oficial de Futebol de Mesa em nosso país, que a alteração para o cavado o alijava de tal registro configurando como "outra regra". Não concordo com a separação liso/cavado, pois ambos particam a mesma regra, e deveriam pertencer a mesma categoria, visto que neste último Campeonato Brasileiro jogaram na dita categoria livre na mesma mesa com paridade usando cada um de sua técnica e de seus benefícios. Vejo o fato de voltar a "arrumar" os botões quando da saída de bola, como a volta das táticas de jogo que associadas à técnica que todos desenvolveram vai acrescentar ao Futebol de Mesa um atrativo a mais. É hora de rever conceitos, de valorizar o Futebol de Mesa acima dos interesses individuais e fazer com que este esporte seja mais dinamico, mais atrativo e apaixonante. O FUTEBOL DE MESA SEMPRE SOBREVIVERÁ ÀS MUDANÇAS DA REGRA, NOSSA PAIXÃO E ADAPTABILIDADE É MAIOR !!!!